VITAMINA D TEM ALGUMA RELAÇÃO COM CORONAVÍRUS?

Compartilhe esse conteúdo

Por Dr. Fredson Balisa, médico endocrinologista Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Qualificação de Especialista RQE nº18137. Consulte cidades atendidas em (77)99855-3100.

Níveis normais de vitamina D no sangue estaria ligado a uma diminuição de marcadores inflamatórios e a níveis mais elevados de células imunológicas? Uma pesquisa observacional da Universidade de Boston/EUA reuniu amostras de sangue de 235 pacientes internados com a COVID-19 para medir os níveis de vitamina D e depois relacioná-la com a gravidade da infecção. Segundo as análises, pacientes com mais de 40 anos que tinham níveis suficientes de vitamina D apresentavam 51% menos probabilidade de morrer em decorrência da infecção causada pelo coronavírus. Na pesquisa da Universidade de Córdoba/Espanha, a Vitamina D foi utilizada em pacientes internados com COVID-19. 50 pessoas receberam vitamina D mais o tratamento básico para coronavírus. E outros 26 pacientes receberam apenas o tratamento básico. Nas análises, os pesquisadores observaram que metade das pessoas que não receberam Vitamina D tiveram uma piora no quadro de COVID. Ainda que estes dois estudos sejam pequenos para concluir que a Vitamina D reduz o risco de morte em pacientes com a COVID-19, tais resultados positivos servem para estimular mais estudos na área.
O que é vitamina D? Ela é um pré hormônio fundamental para a manutenção de nossa saúde óssea e muscular. Estudos apontam que a vitamina D tem ação imunomoduladora, ou seja, pode contribuir para redução do agravamento de infecções virais como a do Coronavírus. Para aumentar os níveis de vitamina D no organismo, é importante fazer exposição cuidadosa ao sol, e ter alimentação rica em vitamina D. Se os níveis de vitamina D no organismo forem insuficientes, pode ser necessário tomar vitamina D em capsulas ou comprimidos. A dose ideal de Vitamina D varia de acordo com o grau de carência, a idade e doenças pré existentes de cada paciente, por isso, seu uso precisa de orientação médica. Vitamina D em excesso também provoca danos à saúde, converse com seu endocrinologista sobre a necessidade de dosar e repor sua vitamina D. Pesquisa fonte: Kaufman HW, Niles JK, Kroll MH, Bi C, Holick MF (2020) SARS-CoV-2 positivity rates associated with circulating 25-hydroxyvitamin D levels