Distúrbio dos Hormônios Sexuais

As glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais são os ovários nas mulheres, que fabricam estrogênio, e os testículos nos homens, que produzem testosterona. As glândulas adrenais também estão comprometidas com alguma parcela na secreção de hormônios sexuais (androgênios). Exemplifico a seguir doenças relacionadas com estes hormônios:
Quando há deficiência de hormônios sexuais ou Hipogonadismo, o paciente pode apresentar diminuição de pelos em áreas sensíveis aos androgênios, como na barba, axilas e virilhas. Pode haver também infertilidade, redução da libido, perda de força e massa muscular e atraso da puberdade. O endocrinologista deve atuar para identificar causas reversíveis da carência hormonal e acompanhar a terapia de reposição.

Hirsutismo - Excesso de pelos nas mulheres

Mulheres com padrão masculino de distribuição de pelos (hirsutismo), acompanhado ou não por obesidade, irregularidade menstrual, oleosidade da pele e engrossamento da voz podem ter doenças relacionadas com produção excessiva de hormônios androgênicos, como a Síndrome dos ovários policísticos – SOP. O tratamento promove controle hormonal e reversão gradual do indesejado aspecto masculino.

Ginecomastia - Aumento das mamas nos homens

A Ginecomastia é o crescimento da glândula mamária nos homens. Acomete principalmente meninos na puberdade ou surge ao longo do envelhecimento. É importante que o endocrinologista faça a distinção entre ginecomastia fisiológica da ginecomastia por causas patológicas (devido doenças), como os tumores produtores de hormônios sexuais que provocam desenvolvimento das glândulas mamárias.