Segue meu alerta: Jamais use dexametasona com o objetivo de prevenir ou controlar um caso de Covid-19 sem indicação médica. Um importante estudo britânico mostrou que a dexametasona, um corticoide bastante conhecido na prática médica, reduziu significativamente o risco de morte em pessoas com coronavírus que necessitaram de oxigênio ou ventilação. Portanto, o uso da dexametasona diminuiu o risco de morte apenas em grupos específicos de pacientes, e não mostrou benefício nos quadros leves da doença. O medicamento também não tem poder preventivo contra o Covid e pode agravar uma infeção viral se usado incorretamente. A seguir, explico o motivo:

Glicocorticoides são hormônios produzidos pelas glândulas adrenais, localizadas acima dos rins. A dexametasona é uma droga que imita os efeitos hormonais dos glicocorticoides, com ações principalmente anti-inflamatórias. O racional para o uso da dexametasona num paciente grave com coronavírus é o seguinte: A reação inflamatória de alguns pacientes diante do coronavírus é tão agressiva que chega a ser mais prejudicial que o próprio vírus em si. É essa resposta inflamatória exacerbada do organismo que provoca casos mais graves de Covid-19. A dexametasona reduz esta reação inflamatória exagerada, permitindo que o organismo se recupere.

Se usado de maneira incorreta, a dexametasona, bem como qualquer outra medicação da família dos corticoides, pode provocar redução da imunidade (por isso pode agravar quadros infecciosos leves), pressão alta, aumento no colesterol, diabetes, glaucoma, catarata, osteoporose, ganho de peso e outros efeitos colaterais.

Quando o corticoide é usado além de determinado tempo, as glândulas adrenais param de produzir naturalmente este hormônio, e o remédio não poderá ser suspenso abruptamente. Nestes casos, é preciso fazer o desmame do corticoide ao longo de muitas semanas, e esperar que as glândulas adrenais voltem a produzir espontaneamente os glicocorticoides. Então vejam que o uso de dexametasona ou qualquer outro corticoide precisa ser monitorizado pelo médico para flagrar e combater os inúmeros efeitos colaterais da droga. Por todos estes motivos, não compre dexametasona para prevenir ou tratar em casa um quadro de Covid-19, pois este medicamento pode reduzir sua imunidade, e o que seria um quadro leve de Covid-19, acaba se tornando um quadro grave. Para tratamento da Covid-19, a dexametasona precisa ser usada no paciente certo e no momento certo.