Pessoas com diabetes são proibidas de usar açúcar? e frutas?

Compartilhe esse conteúdo

Pessoas com diabetes são proibidas de usar açúcar? e frutas?

Por Dr. Fredson Balisa, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, RQE nº18137 – tel: 77998553100.

Muitos pacientes acreditam que viver com diabetes é sinônimo de privação alimentar. então quem tem diabetes nunca deve consumir açúcar? 

Não exatamente, pois o que mais importa para o bom controle da glicemia é a quantidade de carboidratos ingerida e não apenas o tipo de carboidrato. O açúcar é apenas um tipo de carboidrato. Entretanto, como a pessoa com diabetes precisa controlar a quantidade de carboidratos ingerida, o melhor é evitar a adição do açúcar. Açúcar é carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, eleva a glicemia rapidamente e tem pouco valor nutricional. Então, o ideal é escolher carboidratos provenientes de frutas, cereais integrais, leguminosas e laticínios naturais não processados. Não há uma proibição absoluta ao consumo de doce, desde que este consumo seja incluído na alimentação de forma moderada e adequada. A escolha de alimentos in natura e preparações caseiras são melhores que os alimentos ultra processados com açúcar. 

Pessoa com diabetes pode consumir frutas? Existe alguma fruta que deve ser evitada? 

Pode sim e não há fruta proibida para quem tem diabetes. A não ser para quem tem alguma insuficiência renal e precisa evitar frutas ricas em potássio. Existem frutas com índice glicêmico mais elevado, ou seja, que aumentam a glicemia mais rapidamente, como a banana, manga, melão e a melancia. Mas também não são proibidas, o que importa é saber moderar a quantidade: Ingerir uma fruta média por vez (não é uma melancia inteira) ou porção picada de em torno de 150g. Quando possível, prefira comer as frutas com casca ou bagaço, assim as fibras são aproveitadas. As fibras ajudam reduzir o índice glicêmico das frutas. 

Os carboidratos são os grandes vilões para quem tem diabetes? 

Não exatamente. Os carboidratos são a base da alimentação, provendo de 45 a 60% do valor energético total que ingerimos por dia. O que não deve ser feito é concentrar vários carboidratos na mesma refeição, respeitando um controle de porções de acordo com as necessidades nutricionais individuais. Para evitar que os carboidratos provoquem rápido aumento da glicemia, é preciso fazer refeições equilibradas contendo fibras, proteínas e gorduras. 

Pessoas com diabetes podem consumir alimentos diet zero açúcar livremente?

Não. Estes alimentos industrializados sem adição de açúcar podem resultar em um produto com menor teor de carboidratos. Mesmo assim, ele só afetará menos o nível de açúcar no sangue, se for consumido em quantidades controladas. Entretanto, há casos em que a retirada do açúcar do alimento Diet requer inclusão de outro carboidrato, podendo manter teor final semelhante de carboidratos ou até acrescentar em teor de gorduras totais. Alimento Diet não é necessariamente saudável. Na maioria das vezes são feitos com excesso de aditivos e adoçantes químicos. 

Alimentos com baixo índice glicêmico ajudam a manter o diabetes controlado? 

Os alimentos com menor índice glicêmico elevam a glicemia mais lentamente após a refeição, evitando o pico de glicose sanguínea, além de favorecer a saciedade prolongada pela digestão mais lenta. Mas não basta preferir carboidratos de baixo índice glicêmico, é importante prestar atenção na quantidade de carboidratos ingeridos e não apenas a fonte. A escolha de alimentos de baixo índice glicêmico, incluindo alimentos integrais ricos em fibras, aveia, leguminosas como feijões, vegetais e frutas com casca e bagaço, batata-doce, inhame, inclusão de gorduras boas como castanhas e proteínas magras de boa qualidade como queijo branco, ovo e carne magra pode ajudar muito no bom controle glicêmico.

Quais são as principais dicas de cuidados com a alimentação da pessoa com diabetes? 

Quem tem Diabetes deve manter uma alimentação equilibrada, regular, variada e natural. Deve ser fracionada de em horários regulares para evitar hipoglicemia e descontrole da fome, resultando em maior ingestão de alimentos após longos períodos sem alimentar. É fundamental escolher alimentos mais naturais, menos industrializados e processados. Incluir fibras com a ingestão de cereais integrais, leguminosas, frutas frescas e vegetais. Optar por gorduras boas como o azeite, frutas oleaginosas (abacate), peixes e carnes magras, sem peles. O controle de açúcar, sal, gorduras/frituras é bom para todas as pessoas, independente de ter ou não diabetes.