Por Dr. Fredson Balisa, médico Endocrinologista Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Qualificação de Especialista RQE nº18137.
A droga chamada semaglutida, já disponível para tratamento do diabetes, muito em breve também será aprovada para tratamento da obesidade.
A droga conseguiu obter considerável redução de peso em pessoas com obesidade sem diabetes, conforme estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine em fevereiro/2021. Ao longo de 68 semanas de acompanhamento, 1306 pacientes obesos que usaram a semaglutida perderam cerca de 15% de peso. Em quilos, as pessoas que usaram a semaglutida perderam, em média, pouco mais de 15 kg. 32% dos pacientes conseguiram uma redução de peso ainda superior, chegando a perder 20% do peso. Além da medicação, os pacientes receberam aconselhamento para redução no consumo calórico e incentivo para prática de atividade física – pelo menos 150 minutos por semana.
A semaglutida é um hormônio que age no sistema digestivo, retardando o esvaziamento gástrico (“dá uma sensação de estomago precocemente cheio”), e no sistema nervoso central, provocando diminuição da fome. Se o paciente tem menos fome com a ajuda da semaglutida, fica muito mais fácil controlar a alimentação em termos de quantidade e qualidade.
Com este estudo, a semaglutida se candidata como umas das drogas mais eficazes da atualidade para tratamento da obesidade; inclusive, ela se aproxima de resultados obtidos por meio de cirurgias. Cirurgias bariátricas resultam, em média, na perda de 30% do peso corporal. Como toda medicação, o uso da semaglutida precisa ser individualizado, possíveis contraindicações e efeitos colaterais devem ser monitorados pelo médico.
Apesar dos excelentes resultados da semaglutida, não existe solução mágica para enfrentar a obesidade, que é uma doença crônica. Oriento meus pacientes que o remédio é uma ferramenta a mais, o “empurrão” que faltava para conquista de melhores resultados. Alimentação saudável e exercício físico nunca serão dispensados para manter este bom resultado a longo prazo.