Entenda os tipos de Diabetes

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes avalia que há cerca de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes. O diabetes é doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas, você sabe o que é insulina? É um hormônio produzido pele pâncreas, que controla os níveis de glicose (açúcar) no sangue. O corpo precisa da insulina para utilizar a glicose que obtemos por meio dos alimentos ingeridos. Quando a pessoa tem diabetes, o pâncreas não produz insulina suficiente e não consegue utilizar (queimar) a glicose proveniente dos alimentos. O nível de glicose no sangue se eleva, é a chamada hiperglicemia. Se a hiperglicemia permanecer por longos períodos, poderá haver danos em vários órgãos, vasos sanguíneos e sistema nervoso.

✸ ENTENDA OS TIPOS DE DIABETES:

✸Diabetes tipo 1 – Neste tipo de diabetes, nosso sistema imunológico ataca e destrói as células do pâncreas que produzem insulina. Acontece mais em crianças e adultos jovens.
✸Diabetes tipo 2 – O pâncreas não produz insulina em quantidades suficientes ou as células do corpo são resistentes ao hormônio, ou seja, as células não reagem à insulina produzida. É o tipo mais frequente em adultos mais velhos.
✸Diabetes gestacional – Na gravidez, para facilitar o desenvolvimento do bebê, a mulher passa por mudanças hormonais. A placenta, por exemplo, libera hormônios que reduzem a ação da insulina. O pâncreas da gestante, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar este quadro. Algumas mulheres, entretanto, não conseguem compensar e desenvolvem diabetes gestacional. Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose dentro do útero, há maior risco dele crescer exageradamente (dificultando o parto), malformação de órgãos e complicações na vida adulta, como obesidade.
✸Outros tipos de diabetes – São decorrentes de defeitos genéticos específicos, ou de outras doenças sistêmicas ou do uso de medicamentos que provocam elevação de glicose no sangue. Por exemplo: Defeitos genéticos da função da célula beta pancreática; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas (pancreatite, neoplasia etc.); diabetes induzida por remédios (corticoides).

✸PRINCIPAIS SINTOMAS DO DIABETES:

✸Diabetes tipo 1: vontade de urinar muitas vezes; fome frequente; sede incontrolável; perda de peso; fraqueza; náusea; vômito. Diabetes tipo 2: Infecções frequentes; alteração visual (visão embaçada); dificuldade na cicatrização de feridas; formigamento nos pés. Muitas vezes, o paciente não sente nada, por isso é fundamental fazer o rastreio preventivo da doença em pessoas sob maior risco de ter diabetes. As pessoas com maior risco de desenvolver diabetes são aquelas que têm casos da doença na família, os que estão obesos, hipertensos, sedentários ou que tenham colesterol elevado.