Dosagem de Testosterona em mulheres, é necessário fazer?

Compartilhe esse conteúdo

Por Dr. Fredson Balisa, Endocrinologista Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Qualificação de Especialista RQE nº18137.

Consulte cidades atendidas em (77)99855-3100.

 

Dosar testosterona em mulheres não é exame de rotina ou “check-up”. Ainda assim, atendo mulheres que dosaram testosterona em busca do pretenso diagnóstico de déficit de testosterona para justificar sintomas como indisposição física, redução da libido, dificuldade de ganho de massa muscular etc.

Dosar ou repor testosterona em mulheres pode ser um erro pelos seguintes motivos:
Os métodos disponíveis para medição de testosterona são limitados em termos de confiabilidade quando o objetivo é pesquisar deficiência de testosterona nas mulheres.
A verdadeira indicação para dosar testosterona na mulher é quando existe suspeita de excesso e não de sua falta. Quando há excesso, pode haver sinais de virilizarão na mulher: Crescimento de pelos de aspecto masculino (hirsutismo), engrossamento da voz, calvície, aumento exagerado da musculatura, irregularidade menstrual. Síndrome de ovários policísticos, Tumores secretores de androgênios em Ovários e Adrenais são exemplos de doenças que provocam excesso de testosterona.
Não existe nenhuma marca de remédio ou formulação à base de testosterona indicada para mulher. Quando existe necessidade de usar testosterona na mulher – e esta necessidade é muito rara! – fazemos adaptações em formulações comerciais liberadas para uso nos homens.
Uma das raras indicações de repor testosterona na mulher seria no Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo – ou diminuição da libido. Ainda assim, esse diagnóstico é feito em consulta clínica, ou seja, não depende da dosagem deste hormônio.

Fica então o alerta: A sociedade Brasileira de endocrinologia SBEM, a organização internacional no campo da endocrinologia – Endocrine Society – não recomendam dosagem rotineira nem muito menos reposição de testosterona na mulher. Fiquem atentos na interpretação de exames hormonais. Avaliação hormonal é com seu médico endocrinologista.