Dificuldade para controlar a tireoide? Entenda com Dr. Fredson

-O Hipotiroeidismo é a doença mais comum da tireoide, acometendo 2% da população geral e 15% das pessoas acima de 60 anos de idade. O tratamento é realizado com a reposição do hormônio da tireoide – a levotiroxina. ALERTO O SEGUINTE: O tratamento com levotiroxina não serve para curar ou fazer desaparecer nódulos na tireoide. O hormônio da tireoide deve ser usado somente quando o médico constata que há carência hormonal através de exames no sangue, ou quando o paciente fez a retirada da tireoide. Se o paciente usa a medicação de forma correta e mesmo assim tem necessidade de doses cada vez mais altas de hormônio para regular a tireoide, deve-se então investigar problemas que estejam afetando a absorção ou ação da levotiroxina. Uma das causas mais comuns de falta de controle dos níveis hormonais é o uso irregular do medicamento. O medicamento precisa ser ingerido todos os dias e sem falhas. Confira a seguir outros fatores que atrapalham o controle da tireoide:
-A absorção do remédio é reduzida se for tomada junto com qualquer alimento. O remédio da tireoide deve ser tomado apenas em jejum, com água. Espere pelo menos meia hora para tomar o café da manhã ou para tomar algum outro remédio. Não troque de marcas. Apesar das diversas marcas possuírem bioequivalência, é importante evitar a troca mesmo entre genéricos, pois pode afetar o controle hormonal. Vários medicamentos podem interferir na absorção do remédio para tireoide: Antibióticos, antiácidos, sulfato ferroso, remédio para osteoporose, remédio para obesidade e remédio para prisão de ventre.
-Cirurgias que retiram de parte do intestino, como a bariátrica, podem afetar a absorção da levotiroxina. O pH ácido é importante para a absorção da levotiroxina. Assim, doenças como gastrite ou o uso de remédios como omeprazol, que inibe a produção ácida do estômago, podem afetar a absorção do hormônio. Infecção do trato gastro intestinal pela bactéria Helicobacter Pylori e giardíase também podem atrapalhar a absorção da levotiroxina. A erradicação da bactéria e do parasita resolvem o problema. Quem tem intolerância à lactose ou doença celíaca pode precisar de doses maiores de levotiroxina.
-Se pretende engravidar, se faz uso de anticoncepcional ou terapia de reposição hormonal da menopausa, procure o endocrinologista, pois será necessário ajustar a dose do hormônio tireoidiano.