Com a epidemia do Coronavirus, não devemos parar de comprar frutas, legumes e vegetais pelo motivo deles serem mais perecíveis. Eles são a principal fonte de fibras, vitaminas e minerais da nossa alimentação, por isso são importantes para manter nosso sistema imune em bom funcionamento. Além disso, um prato cheio de salada nos ajuda a ingerir menos calorias. Comer uma fruta nos intervalos entre as principais refeições pode substituir aquele lanche menos saudável pobre em vitaminas e fibras. Veja abaixo dicas de conservação para esses alimentos:
PARA AS FRUTAS: Compre-as em graus de maturação diferentes para que não fiquem todas maduras de uma vez. Por ex: Se você comprar 3 mangas, que seja 1 madura, 1 mais ou menos e outra mais verde. Guardar na geladeira ajuda a lentificar o amadurecimento, porém, se sua geladeira já estiver cheia, comprar a fruta mais ‘verde’ vai te dar esse tempo a mais para consumir sem precisar refrigerar. Se a fruta já amadureceu, como não desperdiçar? A dica é Congelar, depois faça bolo com frutas ou geleias. As frutas congeladas podem virar suco, vitamina, serem adicionadas ao iogurte ou a uma receita de bolo. Não jogue fora! Se não puder comer ou fazer uma receita no dia, CONGELE!
VERDURAS: Higienize e seque-as assim que comprar. Desta forma elas duram na geladeira por mais tempo. Se perceber que não vai consumir a tempo, congele! Couve e espinafre, por ex., podem ser reaproveitados num caldo ou sopa mesmo depois de congelados (alface já é mais complicado para reaproveitar).
LEGUMES: Costumam ser mais resistentes ao tempo, principalmente se armazenados na geladeira. Se perceber que comprou muita quantidade, congele (cru ou cozido). Utilize-os depois numa sopa, caldo, refogados, numa torta de legumes ou na carne cozida. Tomate pode virar um molho. Dicas de conservação de alimentos da Melina Reggiani nutricionista
Fonte: https://www.instagram.com/mel_reggiani/?hl=pt-br