Por Dr. Fredson Balisa, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, RQE nº18137 – Tel: 77998553100
A tireoide é localizada logo abaixo do Pomo de Adão, na parte anterior do pescoço. Ela produz os hormônios T3 e o T4, que regulam a funcionamento de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo. Se liberar hormônio em excesso, causa o hipertireoidismo. Tanto no hipo quanto no hipertireoidismo, o volume da glândula pode aumentar.
A tireoide atua no crescimento e desenvolvimento, no peso, na memória, na concentração, no humor, em praticamente em todas as células do corpo. Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o metabolismo fica mais lento, o crescimento pode ficar comprometido. Diminuição da memória, moleza, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão podem ser sintomas de hipotireoidismo. No caso de hipertireoidismo, acontece o contrário: O metabolismo acelera, o coração dispara, a pessoa fica agitada, tem tremores, emagrece e sofre com insônia.
Problemas de tireoide podem acontecer tanto em crianças quanto em adultos. O teste do Pezinho ajuda identificar este problema desde o nascimento. Muitas vezes, a tireoide está funcionando perfeitamente, mas pode ter nódulos. Por isso, a palpação da tireoide é importante. Se identificado algum nódulo, o endocrinologista solicita exames para investigar a presença de câncer. Nódulo na tireoide costuma assustar, porém, a grande maioria dos nódulos de tireoide são benignos.