Como manter a dieta saudável nas confraternizações do final de ano?

Compartilhe esse conteúdo

Por Dr. Fredson Balisa, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, RQE nº18137 – Tel.: 77998553100.

Sabendo equilibrar, diversificar e moderar, você pode e deve comer sua preparação preferida nas festas e confraternizações. Mantenha seu plano ou hábito alimentar no dia da ceia normalmente. Muitas pessoas não comem durante o dia para comer em excesso durante a noite, o que predispõe sobremaneira ao ganho de peso. Quando for montar o seu pato, observe mais atentamente as opções disponíveis: É possível fazer as melhores combinações sem exceder ou exagerar nas quantidades. Não deixe as saladas de fora de sua refeição. Alimente-se devagar para sentir bem o sabor dos alimentos. Não abusar dos alimentos calóricos e dos doces pode fazer a diferença para evitar ganho de peso, segue algumas dicas: 

  1. Para equilibrar o total calórico do prato, opte por alimentos ricos em fibras e proteínas e modere o consumo de carboidratos: Prefira fontes de proteína, (peru, carne, frango, peixe, ovos, laticínios) e de fibras (hortaliças, verduras, frutas, legumes). Evite exagerar em carboidratos: Arroz, batatas, macarrões, pães, doces. 
  2. Reduza a quantidade de gorduras ingeridas com simples atitudes: Escolha carnes mais magras (patinho, lagarto, músculo, alcatra e maminha, filé). Prefira carne branca (peito de frango, peixes frescos. Não esqueça de retirar a gordura das carnes e a pele das aves antes de sua preparação. Evite frituras! 
  3. Evite alimentos industrializados, ricos em gorduras e açucares: Alimentos como maionese, requeijão, creme de leite e leite condensado, usados no preparo dos alimentos, podem ser substituídos por opções in natura tipo iogurtes naturais, ervas e especiarias, adoçantes naturais, farinhas e cereais integrais. Esta atitude já reduz bastante a quantidade total de calorias ingeridas. Evite as carnes processadas tipo: Salame, salsicha, mortadela, presunto, peito de peru defumado, bacon, paio. 
  4. Se você mesmo prepara seus alimentos, evite beliscar. Beliscando, perde-se a noção da quantidade de alimentos ingeridos.  Cuidado com o excesso de castanhas, nozes e frutas secas. Estes alimentos são saudáveis, mas são bem calóricos. Dê preferência às frutas cítricas, pois são ricas em antioxidantes e costumam ser menos calóricas.
  5. Preparações de final de ano geralmente são ricas em sal, contribuindo para a elevação da pressão arterial. Prefira temperos naturais. Hidrate-se corretamente e evite excesso de bebidas açucaradas ou alcoólicas. Prefira bebidas a base de frutas sem adição de açúcar. Lembre-se de revezar a ingestão de bebida alcoólica com água para evitar ressaca. 
  6. No dia seguinte, não deixe de fazer algum exercício físico. Isso é muito importante para manter seu gasto energético. Retorno a sua alimentação habitual. Beba bastante água e não pule refeições.